quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um exemplo para a sociedade.

Hoje estou de boa disposição, por isso apetece-me falar da Sonia Brazão. Ando a guardar este tema para uma altura especial, em que me sinta preparado mentalmente, e que possa abordar como deve ser. O primeiro desafio é não cair na piada facil. Ardeu!
Em segundo lugar quero faze-lo de forma sensível (e isto sem qualquer tipo de segunda intenção), sem ser bruto.
Por fim, resta-me terminar esta pequena introdução com o desejo de melhoras à Sonia Brazão pois uma situação pela que ela passou deixa marcas numa pessoa.

Ora, Sonia Brazão (o proprio nome é uma pista).
A primeira memoria que tenho da Sonia Brazão tem a ver com a sua participação nos morangos com açúcar  Esta imagem permaneceu na minha cabeça até 2011 quando rebentou aquele escândalo todo, na rua da Sonia Brazão. Isso, meus caros amigos, é uma história muito mal contada.
No relatório da Policia Judiciaria, diz que os bicos do fogão foram intencionalmente abertos, mas que não houve intenção de provocar uma explosão. Era gás privado que o seu respectivo dono, a Sonia, estava no direito de usar da maneira que queria. No entanto ela deixou aquilo aberto, correndo risco de vida, para partilhar com os mais necessitados. Como figura publica, alguém cujas possibilidades são com certeza maiores do que muitos dos seus vizinhos, tem uma atitude solidária deste calibre e o que recebe são imensas queixas na policia e artigos na imprensa a chamar-lhe de nomes terríveis. Tudo porque o gás que tinha sido propositadamente libertado calhou de entrar em contacto com algo que o fez explodir e azar dos azares, a explosão partiu a rua toda e feriu duas pessoas. Não se entende a atitude dos vizinhos.
Imaginemos que quando o Oskar Schindler salvou aquela gente toda (na verdade não passou de uma forma de arranjar mão-de-obra barata para a sua fabrica de armas, mas isso já é outra historia), que uma das munições em que alguns dos assalariados trabalhavam, rebentava e matava uma serie de gente. Ninguém dizia nada! Ao menos a Sonia Brazão, estava a oferecer cenas. Gás!
Por isso digo que não percebo a reacção dos vizinhos, que não passa de gente mal agradecida.


Actualmente a recuperação da Sonia continua. A ideia que me dá, das entrevistas que leio nas revistas cor-de-rosa é que ela não está afectada com a atitude dos vizinhos, mas pelo contrario, prefere deixar tudo para trás. O que passou, passou e esta atitude demonstra muita personalidade da sua parte. Alias quando lhe perguntam qual o balanço que faz deste ano e meio pós-incidente, ela responde: "Talvez tenha sido um dos melhores momentos da minha vida."
Que mulher!

Sem comentários: